sexta-feira, maio 29, 2009

Novo Plano Editorial do CEHA

«A importância que assumiu o suporte digital no apoio à investigação e divulgação do conhecimento científico levou o CEHA a apostar neste mesmo suporte para o seu plano editorial, a partir da presente data.
Durante quase 25 anos o CEHA manteve uma actividade editorial apostada no suporte papel, não obstante algumas iniciativas isoladas em CDRom e DVD, ou mesmo de uso da Internet. Em 1994 avançámos com uma edição simultânea de um livro em papel e na Internet e agora queremos dar o salto qualitativo que faltava apostando apenas no suporte digital para as nossas edições.
Para os livros electrónicos publicados pelo CEHA o leitor contará com algumas possibilidades de leitura que facilitam o seu acesso, quer na leitura, quer nas pesquisas. Assim serão disponibilizados em DVD os vários formatos de leitura dos livros que irão permitir ler directamente num ecrã de computador ou apenas num e-book reader. A nossa principal aposta será no formato em PDF, nas dimensões de uma página A4, que permitirá uma fácil impressão com qualidade e uma busca integral no texto.
Para além desta aposta no suporte digital temos ainda de referir a novidade da publicação de um Anuário que surgirá no primeiro semestre de cada ano. Pretende-se que o mesmo seja o porta-voz das actividades científicas do CEHA. Assim, teremos um apartado dedicado ao relatório de actividades e divulgação preliminar sobre os estudos dos temas em investigação. Cada volume terá um tema principal, coordenado por um especialista na matéria.
A partir de agora o plano editorial do CEHA será definido pelas seguintes colecções:
1 – TESES. Para publicação de teses de licenciatura, mestrado e doutoramento.
2 – DEBATES. Para a divulgação dos debates e comunicações acontecidos em conferências, seminários e congressos
3 – ESTUDOS. Para estudos especializados desenvolvidos de forma isolada ou no âmbito de Linhas e Projectos de Investigação
4 – DOCUMENTOS. Divulgação de documentos e textos de autores clássicos
5 – Anuário do CEHA»
in Newsletter 1 - Abril de 2009
Triste notícia para aqueles que como eu gostam dos livros e não muito dos ebooks .
Será nos retirado o prazer de manusear e folhear um livro. Claro que alguns dirão que é grátis e acessível, mas esta decisão é apenas economicista pois a publicação de uma obra implica elevados custos. Poderemos imprimi~los se assim o desejarmos, se tivermos disponível essa opção, mas não é o mesmo que um livro.
Por vezes perguntam-me se já li todos os livros da minha biblioteca, mentiria se dissesse que sim. Muitos já os li na íntegra, de alguns apenas alguns capítulos, de outros apenas algumas páginas, alguns são apenas para consulta, outros são mesmo de colecção e os restantes serão lidos no futuro ou não.
Quantos como eu gostam de ir à sua biblioteca e escolher um livro para lêr nos momentos livres. Um que ainda não tenha sido lido ou mesmo reler algum.

Historie del S.D. Fernando Colombo - Fernando Colón

Colón , Fernando; Ulloa , Alfonso de; Pané , Ramón  - Historie del S.D. Fernando Colombo; : nelle quali s'ha particolare, & v...